Bom dia, energia: dicas e receitas para um café da manhã saudável
Guia de possibilidades para fazer combinações equilibradas e nutritivas n o café da manhã.
Essa é uma newsletter para nossos assinantes pagos do Pitadas Acostuma. Considere migrar para nosso plano pago para receber conteúdos exclusivos, acessar nosso arquivo e apoiar nosso trabalho.
Quando a gente pensa em café da manhã, automaticamente visualizamos uma seleção de pão, pão de queijo, tapioca… Comer algo doce de manhã é um hábito para muitas pessoas, se pararmos para pensar somos a geração dos achocolatados, cereais, panquecas, bolinhos e etc. Completamente acostumados a esse hábito que infelizmente não é uma estratégia muito inteligente.
Um café da manhã doce e cheio de carboidratos pode até nos deixar felizes por liberar dopamina, mas não é o melhor jeito de ter disposição. Comer doce de manhã causa um pico de glicose que, no final das contas, nos deixa cansados e com fome mais cedo.
Com o mesmo número de calorias, um café da manhã que mantenha os nossos níveis de glicose estáveis nos dá mais energia do que um que causa essa oscilação. Além disso, um pico de glicose logo cedo vai te deixar com fome mais rápido e causar mais picos ao longo do dia.
Embora a glicose dos alimentos açucarados e dos carboidratos seja uma fonte de energia, se a gente exagerar e não utilizá-la logo, o corpo precisa “resolver essa situação” e abaixar esses níveis de glicose sanguínea. Para isso, ele libera insulina no sangue e a insulina é como se fosse uma chave que abre a porteira das células e faz com que a glicose entre e fique guardadinha lá, ou seja, ao invés de usar, ele acaba estocando essa energia.