Manual da salada #02
Muitas pessoas comem salada por obrigação, porque sentem que faz bem para elas, bom mesmo é ser do time que come com prazer porque é deliciosa!
Esta edição está disponível na íntegra somente para os assinantes apoiadores da newsletter . Considere migrar para um plano pago, apoiar o nosso trabalho e acessar todo o arquivo de conteúdos publicados. Assine aqui!
Na primeira edição sobre saladas, compartilhamos receitas clássicas e sugestões de molhos bem deliciosos. Nessa edição vamos focar em saladas que vão além do mix de verdes. Saladas não tão óbvias e com mix de texturas e sabores interessantes.
Muitas saladas são simples, práticas e rápidas de preparar. [Desde que você tenha folhas higienizadas na sua geladeira.] Elas tem o seu valor e não é porque estamos simplesmente incorporando alguns ingredientes "prontos” que não estamos cozinhando. Saber combinar todos esses ingredientes e temperar de forma correta faz uma grande diferença no resultado final da salada.
Existe a vertente da galera que tempera a salada e a galera que serve a salada sem temperar com o molho ao lado, para que cada pessoa tempere do seu jeitinho. Não tem certo ou errado, é simplesmente uma questão de preferência e as vezes uma redução calórica que pode ser importante (se a sua meta for emagrecimento não deixe de ler a news: Um fio de azeite). O que não deixa margem para debate é o fato de que uma salada com folhas verdes não deve ser temperada com antecedência. Simplesmente não fica bom. As folhas ficam murchas, perdem textura, a salada fica tristíssima.
Saladas simples e bem temperadas podem ser excelentes. E saladas complexas com inúmeros ingredientes podem ser pesadas. Existe um equilíbrio para que a salada seja uma parte deliciosa da refeição.
Eu, Luisa, particularmente gosto muito da fórmula: mix de verdes, um vegetal assado, castanhas para uma crocância, um queijo se quero que a salada fique ainda mais especial. Eu já falei que gosto de simplesmente temperar com um azeite de boa qualidade, um balsâmico ou suco de limão. No dia-a-dia, raramente preparo molhos para as saladas. Mas eu entendo o valor desse incentivo extra do molho para quem precisa de ajuda para diferenciar um prato de salada de um punhado de grama recém cortada. O molho tem o seu valor!
Quando faço molhos “mais elaborados” adoro especialmente a combinação de mostarda dijon, mel, azeite, limão e pimenta-do-reino moída na hora. Essa versão que aproveita o restinho da geleia do vidro também é sucesso absoluto e esse molho de castanha apimentado fica excelente na salada ou nos vegetais assados. Não podemos esquecer do clássico molho de mostarda do restaurante carioca Gula Gula.
E para quem faz questão de um molho mais elaborado, fica aqui a nossa receita de molho de iogurte. Deliciosa e refrescante.
Ingredientes:
1 xícara de iogurte sem sabor (gostamos de usar iogurte grego)
2 dentes de alho
4 colheres de suco de limão
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/4 xícara de endro picadinho (ou a erva fresca da sua preferência)
2 colheres de sopa de água gelada (caso prefira uma consistência mais fluida)
Para assistir o passo-a-passo é só clicar aqui.
Outro elemento que pode deixar a salada mais interessante é esse mix de sementes versátil para adicionar textura aos seus preparos! Clique aqui para assistir o vídeo do passo-a-passo do nosso CROC CROC.
Ingredientes:
150 g sementes de abóbora
150 g sementes de girassol
150 g sementes de linhaça
100 g sementes de gergelim
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
1/4 colher de sopa de pimenta calabresa
sal + pimenta-do-reino
Modo de preparo: Incorpore todos os ingredientes, transfira para uma assadeira, leve para o forno preaquecido a 160°C por 30 minutos (mexa uma ou duas vezes durante o tempo de forno). Retire do forno, deixe esfriar bem, transfira para um pote hermético e utilize sempre para adicionar textura aos preparos.
Compilamos 5 receitas de saladas que fogem do óbvio para deixar os cardápios de vocês ainda mais deliciosos. A lista de ingredientes, as quantidades e o modo de preparo estão no PDF abaixo e tem o link para os vídeos com o passo-a-passo de todos os preparos.