Nossas Pitadas #10
o que estamos lendo, assistindo, o que compramos, o que vimos, o que amamos!
Obrigada por ser um assinante Pitadas Acostuma! Considere migrar para nosso plano pago, receber conteúdos exclusivos, acessar nosso arquivo e apoiar nosso trabalho. Nossos leitores apoiadores contribuem para a existência dessa newsletter!
Nossas Pitadas é a edição da newsletter que vai além dos conteúdos gastronômicos e nutricionais e junta dicas bem diversas que estamos AMANDO! Essa décima edição chega com um misto de recomendações e um resumo da última semana nas nossas vidas, já que Paula esteve em Londres e a produção de conteúdo em dupla foi intensa!
Cozinhamos, gravamos, trabalhamos, passeamos e nos divertimos muito juntas!
Em primeira mão, queremos contar para vocês que estamos nos preparando para lançar nosso canal no Youtube. E essa viagem foi bem focada nesse projeto, que estamos muito animadas para tirar do papel!
Livros
[LZ] A leitura do mês de setembro do clube do livro do qual participo foi O Caderno Proibido, de Alba de Céspedes. Um romance profundo que acompanha a vida de Valeria, uma mulher de 43 anos que começa a escrever suas reflexões mais íntimas em um diário secreto. Enquanto escreve nesse caderno que ela tenta esconder pela casa ela explora suas insatisfações com o casamento, o papel de mãe e dona de casa, além de seus desejos reprimidos. A escrita no caderno permite a Valeria questionar as imposições sociais e patriarcais da época, revelando um conflito interno entre o que ela é e o que a sociedade espera dela. É uma narrativa envolvente e causa muitos questionamentos diferentes ao longo do livro. Eu comprei o livro físico, mas confesso que estava MUITO investida em um projeto paralelo (bordei uma toalha, gente!) e só consegui chegar ao encontro do clube do livro com a leitura em dia porque escutei a narração da Paula Resituti no Podcast Florescendo com livros no Spotify. Quem quiser acompanhar a primeira leitura (ela dividiu o livro em 7 leituras) pode clicar aqui. Recomendadíssimo, todas as integrantes do clube do livro gostaram da leitura.
Em paralelo, uma amiga perguntou o que eu estava lendo, recomendei o livro acima e ela respondeu: "não, quero saber o que você está lendo lendo". E eu, que gosto muito de ler fantasia, obviamente estava intercalando o livro do clube do livro com uma leitura fantástica. hahaha. Eu e mais duas amigas lemos os três livros da Kindred's Curse Series disponíveis gratuitamente no Kindle Unlimited e foi daquele estilo difícil de parar de ler! Adoramos!
E ainda no tema leitura, eu li esse artigo (disponível em inglês) e achei vários trechos muito interessantes. Gostei especialmente quando o autor sugere que para criar crianças com o hábito da leitura os livros devem ficar acessíveis e em vários cômodos da casa e não metodicamente organizados em um cantinho específico. Eu me identifiquei muito, porque como já mencionado por mais de uma amiga, a minha casa é uma casa com "livros em todos os cômodos". Outro trecho que eu adorei em uma tradução livre: “Quando estou sentada no meu sofá, lendo um livro, e meus filhos estão fazendo suas próprias atividades, gosto de pensar: ‘Estou educando meus filhos agora – eles podem me ver lendo este livro.’” AMEI!
Link amazon BR |Link Amazon UK
Séries
[PV] Não sei o que deu em mim que comecei a ver Gossip Girl. Mentira, sei sim! Quando a série foi lançada, em 2007, eu estava com uma criança de 6 meses e não tive tempo nem energia para acompanhar. Meu universo era chupeta e mamadeira. Agora, algumas amigas comentaram que estavam revendo e resolvi colocar na TV enquanto arrumava o quarto. Desde então maratonei a série no meu tempo livre e escondida da Luisa durante a viagem. kkk Adoro quando a série já rolou e eu posso decidir quando e quantos episódios irei assistir. Uma liberdade total. Foi leve, foi um tempo que já passou de uma realidade paralela e é meu momento nada produtivo. Outro dia eu vi uma "celebridade do instagram” dizer que não perde o tempo com livros de fantasia e séries… Que triste! Para mim, livros, séries e fantasias alimentam a alma.
Uma receita: café com leite (e whey)
[LZ] Paula estava aqui em casa e apresentei a ela meu jeito preferido de tomar whey, logo após a ginástica (inclusive bati a meta de exercícios da semana e coloquei Paula pra malhar comigo), utilizando esse recurso como aliado para alcançar a meta de proteína, tema importante como já explicamos nessa newsletter.
Meu jeitinho: gosto de aquecer o leite no microondas (aqui em casa, coloco aproximadamente meia caneca por 1 minuto). É importante que o leite não esteja muito quente, para não empelotar o whey e transformar a mistura em algo intragável. Com o leite aquecido, adiciono uma medida de whey e utilizo um mini fouet para dissolver completamente o pó no leite. Bato vigorosamente, as vezes forma até uma espuminha que deixa o leite cremoso. Adiciono então esse leite no meu shot de café expresso. E aí é só se deliciar. Acho realmente gostoso e não entendo quem escolheria misturar o whey na água e ter que tampar o nariz para conseguir engolir sendo que existe essa opção SABOROSA! Quem testar esse jeitinho volta aqui para me contar depois!
Mais uma receita: pavlova com curd e limão e morangos frescos
[LZ] Com a vinda de Paula para Londres, organizei uma confraternização em casa para que os integrantes do nosso grupo de suporte da Thermomix das bandas de cá conhecessem pessoalmente minha dupla de trabalho. Decidi preparar a pavlova que eu tinha feito recentemente e fez muito sucesso nos stories. Também foi uma oportunidade para Paula provar uma das minhas receitas favoritas, já que acompanhamos a produção de conteúdo uma da outra só pelos vídeos. A pavlova foi aprovada, já colocamos a receita no site e tem o passo-a-passo completo no Instagram - que Paula gravou enquanto eu cozinhava - muito perfeita essa dupla!
Um projeto: o sonho da toalha bordada própria
[LZ] O começo de um sonho… spoiler alert: deu tudo certo. Em 2022 eu vi uma toalha bordada na Harrods, loja de departamento tradicional aqui em Londres. Achei belíssima e guardei a referência pensando em um dia bordar uma para mim com base nessa inspiração. Eis que o algoritmo sabe o que a gente gosta e começou a entregar para mim belíssimas toalhas no Instagram.
Comprei uma toalha de linho e algodão na H&M Home, meadas de linha para bordado na Amazon e convidei minha amiga talentosíssima Carolina Ciardi para me ajudar a marcar os desenhos. Depois de medir e marcar o posicionamento dos pratos acrescentamos alguns elementos para deixar a toalha mais divertida e comecei a bordar. Teoricamente eu bordei usando esse ponto aqui, mas minha amiga Gabi - que é bordadeira - achou meu ponto meio esquisito. Enfim, eu não estava muito criteriosa com relação ao ponto e estava bastante confiante que o resultado final seria uma bela toalha de mesa bordada à mão e que seria uma peça com muito valor afetivo. E assim foi. Eu amei bordar, foi muito relaxante. Escutei toda a leitura do clube do livro enquanto bordava e queria passar todos os momentos de tempo livre trabalhando nesse projeto tão especial. Quando eu terminei, convidei algumas amigas para estrear a toalha com um almoço animado e muito divertido! Compilei todos os bastidores dessa produção e salvei em um destaque no meu Instagram.
[PV] Eu já comprei um bastidor pois estou aqui influenciada por esse sonho da toalha própria. Mas sempre podemos achar algumas opções no Etsy. kkkk
Um restaurante
[PV] Ando bem apaixonada pelo so_lo.cafe no Rio de Janeiro. Almoço todas as quartas com minha mãe e minha irmã e esse tem sido nosso restaurante dos últimos tempos. É rápido e tem opções para todos os gostos. A filial do Leblon é bem mais legal do que a de Ipanema! Eu sou fã do sanduíche Thai, minha irmã ama o prato de atum, e minha mãe... bem, ela nunca escolhe o mesmo prato duas vezes. 😂
A blogueiragem:
Na nossa temporada juntas tivemos algumas perguntas de blogueiragem. Seguem aqui as informações.
Tênis LZ - New Balance - 327 | Tênis PV - Nike Airmax | Casacos PV - Uniqlo |
Para conferir no Substack
Rimos muito lendo essa edição da newsletter da
- Andrea me conta. Ela escreveu sobre uma experiência na fila do restaurante a quilo e a gente conseguiu se imaginar naquela fila. Visualizamos as folhas de alface. E até os rostos das pessoas que ela descreveu. A gente AMOU a leitura e queremos recomendar esse texto divertidíssimo com um toque meio tragicômico para vocês também.“Restaurante por quilo. Aquele lugar mágico onde a feijoada encontra o sushi de salmão com manga. Um microcosmo da vida brasileira. Um lugar com uma fauna tão diversa e intrigante, que mereceria um documentário na Discovery Chanel. Adoro observar as diversas espécies que marcham em fila ao lado de buffets de inox, cumprindo sempre o mesmo ritual. Detesto esperar o cara da frente decidir se quer feijão preto ou carioca.”
Clique aqui para ler na íntegra essa crônica sobre o santuário gastronômico brasileiro
EXTRA!!! EXTRA!!!
[PV] Falei nos stories como me senti ESPECIAL indo para Londres com todo o meu aprendizado de milhas! Foram cursos e pesquisa para eu entender o que fazia sentido para mim e poderia executar na minha rotina. Já falei sobre isso em 2 newsletters anteriores e em breve os nossos assinantes apoiadores vão receber convite para uma aula/conversa/bate-papo sobre milhas no zoom.
💭 Gostou das nossas Pitadas? Queremos saber as dicas de vocês!
PS: Alguns dos links compartilhados são links afiliados. Quando você compra utilizando o nosso link não tem nenhum custo adicional para você e a gente pode ganhar uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o nosso trabalho! Inclusive para visitar a nossa lojinha disponibilizamos os links abaixo:
Amazon Brasil | Amazon UK com recomendações para além da cozinha, é só clicar aqui.
Um beijo,
Luisa Zuffo e Paula Valansi
Eu nunca assisti gossip girls e agora vc me tentou!!!!
Eu amei ♥️♥️♥️