Planejamento alimentar #5
Já pensou em congelar as proteínas para facilitar e agilizar as refeições do dia-a-dia?
Essa é uma newsletter disponível na íntegra com exclusividade para os assinantes apoiadores do Pitadas Acostuma. Considere migrar para nosso plano pago, receber conteúdos exclusivos e apoiar nosso trabalho. Obrigada!
[PV] Outro dia vi nas redes sociais uma grande influenciadora de cozinha criticando a comida congelada, os preparos congelados e todos os benefícios que o freezer pode proporcionar. Para ela, a comida congelada perde sabor, o ingrediente tem que ser fresco, tudo tem que ser fresquíssimo. Praticamente colhido no mesmo dia.
O que acontece quando um conteúdo assim viraliza é que várias pessoas ficam frustradas achando que o freezer, que é um recurso ótimo, pode não ser ideal, suficiente e é melhor não ser explorado.
Comer comida fresca feita com produtos colhidas ou comprados “na hora”, sem congelamento é um luxo que poucos podem ter acesso. Por mais que muitas pessoas falem que o dia tem 24h para todo mundo, essas 24h são completamente diferentes para uma pessoa que passa horas no trânsito, trabalha fora do que para uma pessoa que trabalha de casa. Hoje em dia o tempo é curto e o planejamento aliado a um freezer podem fazer milagres pela alimentação da sua família.
Não existe certo ou errado, existe o que torna a sua alimentação mais fácil e viável. Entender o seu contexto e as suas possibilidades faz com que você consiga fazer escolhas informadas e inteligentes.
Talvez, ao considerar as diferentes realidades, certas polêmicas sobre o uso de congelados deixem de ser tão relevantes. Claro, há quem prefira falar para ganhar visualizações, mas aí já é outra história.
[LZ] Publicamos mais um vídeo no estilo vlog do planejamento alimentar que eu, Luisa, faço aqui em casa, focando principalmente nas proteínas. Já discorremos mais sobre o assunto em edições anteriores, se esse é um assunto do seu interesse, fica por aqui e prometo que a gente compartilha dicas muito boas!
O foco desse episódio não era preparar todas as proteínas, mas separar em porções para facilitar o uso depois. Porque se acontece por aqui, tenho certeza que já aconteceu por aí também… Quem nunca foi preparar a refeição da família e percebeu que tinha esquecido de descongelar a carne… (eu particularmente, não sou muito fã de descongelar no microondas.
Eu aproveitei que fui ao COSTCO, um supermercado no estilo Atacadão, onde acho que tem um bom custo-benefício para carnes. Fiz compras com um cardápio em mente e chegando em casa organizei as porções de acordo com esse planejamento. A newsletter de hoje é um passo-a-passo detalhado com todo o processo.
Parece que é um super trabalho chegar em casa do supermercado e organizar todas as compras, mas o seu "eu” do futuro vai agradecer essa organização. Na newsletter anterior preparamos um compilado de cortes e suas aplicações sugeridas. Agora chegou o momento de falar sobre a importância de armazenar de forma fracionada todas as carnes compradas.