Receber em casa: versão express e sem estresse!
Uma mesa colorida, deliciosa e pronta em pouquíssimo tempo (com ajuda de alguns preparos coringas no freezer e uma seleção certeira de itens de qualidade no supermercado)!
Entendo que receber em casa pode causar um certo nível de ansiedade. Especialmente se a anfitriã não estiver acostumada com todos os processos envolvidos. A boa notícia é que assim como em muitos outros casos, praticando a gente adquire conhecimento e a experiência faz com que fique cada vez mais fácil ser anfitriã sem estresse.
Eu adoro receber em casa, planejar o cardápio, arrumar a mesa, servir… E depois passar muito tempo em volta da mesa simplesmente conversando com amigos queridos é uma das coisas mais deliciosas da vida, na minha opinião.
Eu já fui a anfitriã que era muitíssimo enrolada e pouco organizada. Cansei de abrir a porta de casa para o primeiro convidado quando eu tinha acabado de sair do banho e ainda estava com o cabelo molhado (e as vezes, ainda nem tinha me liberado para tomar banho). Porém nesses mais de 15 anos de experiência (desde o primeiro ano de casada eu já era bem ambiciosa e agregadora), tudo foi ficando mais fácil. Realmente dá um certo trabalho, mas eu consigo fazer um planejamento realista da alocação do meu tempo (que antigamente era extremamente superestimado e eu sempre achava que conseguiria terminar no tempo estipulado, o que raramente acontecia) e organizar ingredientes ou preparos para adiantar tudo o que for possível e deixar basicamente finalizações para o dia do evento.
Depois dessa introdução, queria mostrar para vocês uma mesa que organizei para receber um casal de amigos em casa logo após chegarmos de viagem. Ou seja: com tempo hábil de planejamento e preparo bem limitados. E justamente voltando de férias, que geralmente é um período que a gente se permite mais liberdades com relação a alimentação. Estávamos vindo de uma hospedagem em um hotel all inclusive com prosecco disponível o dia todo no bar da piscina, no bar da praia, vinhos em todos os restaurantes… Eu queria receber amigos com uma mesa bonita, mas que só funcionaria no modo express e decidi servir opções bem leves pois estávamos retornando de exageros nas férias e com saudades da nossa rotina de alimentação que inclui uma abundância de saladas, vegetais protagonistas e sem excessos de bebidas alcoólicas.
A gente sabe o quão delicioso é simplesmente colocar o papo em dia e como as conversas fluem ao redor da mesa. Essa newsletter é uma sugestão de cardápio para quem quer receber amigos em casa e petiscar uma comidinha gostosa e prática.
A seleção
Alguns componentes básicos facilitam montar uma mesa de petiscos de forma express: uma tábua de queijos e embutidos, uma seleção de biscoitinhos/pães e crocantes, azeitonas, algumas pastinhas/dips, frutas frescas/desidratadas e castanhas são ótimos recursos para essas situações.