Essa é uma newsletter disponível na íntegra para todos os assinantes do Pitadas Acostuma. Considere migrar para nosso plano pago, receber conteúdos exclusivos e apoiar o nosso trabalho.
[PV] Eu amo passar essa época do ano meio caótica no Rio. Minha família é grande e meu irmão que mora fora vem pra o Rio com toda a família. Tento unir todas as famílias e facilitar a vida de todos. Segundo meu filho mais velho, quando árvore de natal “aparece” montada na sala ele já sente uma alegria de final de ano. Acho que eu também sinto isso – não tanto montando a árvore, mas só de saber que estamos entrando nesse clima Rio 40º e cheio de expectativas! Kkk!
E para compartilhar um pouco dessa vibe carioca com vocês, selecionei alguns restaurantes para aproveitar o Rio durante o verão.
*Essa é uma newsletter completamente pessoal, longe da pretensão de ser um guia oficial de restaurantes ou coisa parecida.
Para carnes:
Braseiro da Gávea a qualquer hora do dia e da noite é sempre uma boa pedida. Além das carnes, a farofa de ovo é tudo pra mim. Sanduíche de filé também amo. Tô escrevendo e visualizando a comida, já me deu fome. #muitotaurina
Meus filhos são amantes de carnes então temos outras opções. O Pura Brasa em Ipanema, Copacabana e Botafogo que além das carnes tem um chopp geladíssimo e a VAMO Steak Bar ali ao lado do Clube do Flamengo.
Na gávea, no quadrilátero do Braseiro o Guimas também é um bistrô carioca com cozinha internacional e alma de botequim. Amo o sanduíche de carpaccio (que não está no cardápio) e os pasteizinhos. Para a comunidade carioca em Portugal eles abriram o Guimas Cascais recentemente.
Japonês:
O Haru localizado em Copacabana é o melhor japonês da cidade. Foi uma descoberta da pandemia que já virou muito conhecida pelos cariocas. Eles tem mesinhas na calçada para um jantar mais descontraído além do salão e omakase no segundo andar. Sempre bom reservar!
No Leblon, o Sushi Vaz é um japonês raiz, sem salmão e sem cream cheese (amo) e com peixes frescos e listados diariamente. Prioritariamente eles oferecem omakase mas eu já apareci lá sem reserva e sentei no balcão e pedi para ficar fora do omakase e eles deixaram. Nada contra omakase mas acho muita comida! #ficaadica
Café, Brunch, Pão de queijo:
Talho capixaba é um point para o café durante os finais de semana. Sempre lotado, com mesinhas na calçada. Pode ser antes ou depois da praia. Um programa muito carioca.
Já falei do So.lo algumas vezes e não me canso de recomendar. Tem opções para café, almoço e jantar, e um cardápio bem democrático. A unidade do Leblon é bem maior do que a de Ipanema, então se você busca mais espaço, é o lugar!
Absurda começou como confeitaria, mas logo expandiu para unidades no Horto, Leblon e Barra. O nome já diz: tudo é absurdo de bom! As sobremesas são lindas e deliciosas. A unidade do Jardim Botânico é bem pequenininha, mas se você estiver passeando por ali, é só dar um pulinho, porque fica super pertinho.
Quiosques:
Para um dia de praia com conforto o La Carioca é o quiosque ideal. Sempre tem uma programação de música e shows. Os quiosques e a praia de São Conrado também são excelentes e ainda "escondidos". Destaques para o Barthô e o QuiQui.
Para mim, quiosques são sempre uma ótima opção para aqueles dias em que você quer curtir a praia, mas sem encarar a areia. (tenho isso)
O Rio de Janeiro permite aquele clima pós-praia, com roupas leves e descontraídas, e sem a necessidade de reserva. Só tenha em mente que, dependendo da hora, você pode ter que esperar um pouquinho, mas vale a pena!
Extra!!! Extra!!!
Pretinho da Serrinha: amanhã 29/12 é a última edição da roda de samba do Pretinho. Um programa carioca pra nossa geração e com um horário maravilhoso - 19:00 as 22:00h. Toda semana ele chama um convidado "surpresa” e é sempre uma alegria. Semana passada foi Paulinho da Viola e Marisa Monte. Um acontecimento!
🚨 ALERTA POLÊMICA
No final de semana a Dias Ferreira virou lugar de turista. Tem ótimas opções mas no final de semana está dominada e os cariocas migram para outros lugares. Tudo certo ser turista e tudo bem ir pra lá, estou apenas comentando os fatos! Destaque para o Clanbbq (carnes), Celeiro (saladinhas maravilhosas), Togu (japonês), Galeto do Leblon (carnes). Seguindo ali pela Aristides Espíndola tem o Sardinha (português) e o BB Lanches (sucos, sanduíches e lanchinhos).
O Jobi também virou lugar de turista e expatriado. Tenho um pouquinho de preguiça mas segue lá bombando!
E ai gente bonita? Foi polêmica a minha listinha?
Paula Valansi - carioca, nutricionista e taurina (amante de uma comida boa!)
Zero polêmica, achei clássica, carioca raiz e muito real! Se eu ainda bebesse, ia me valer do meu posto de "expatriada" para defender o Jobi, mas uma newsletter que começa falando da farofa do Braseiro merece todas as estrelas! ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Mais dicas: FARRO (melhor pao sourdough do Rio), Le Pule (bistro Frances BBB Que vibe abarrotado de gringos) e Mercearia da Praça.