Tour do freezer #5
O freezer é seu amigo mais leal: é aquele parceiro que guarda o que você não quer, conserva e devolve quando você precisa.
[LZ] Mesmo quando acabamos negligenciando o freezer, sempre que abrimos sua porta mágica é como revirar um baú de tesouros, cheio de achados valiosos (às vezes misturados com cristais de gelo). E apesar de sempre organizar embalagens achatadinhas e identificar o que tem dentro de cada recipiente que entra no freezer, pode acontecer aquela modalidade de descongelamento que apelidamos de roleta russa: é caldo, é molho? Dito isso, não cansamos de repetir que o freezer é um grande aliado. E se formos espertos o suficiente a gente pode facilitar nossa vida fazendo uso desse recurso precioso.
Vocês conhecem a teoria que diz que dá para descobrir muita coisa sobre alguém só vasculhando seu freezer? Vou abrir meu coração as portas do meu freezer e listar 10 itens que se fazem presentes no meu baú de tesouros:
Pão fatiado
Congelar o pão é uma excelente forma de evitar o desperdício. Muitas vezes pães são grandes e a gente não consome em tempo hábil para evitar que endureçam, mofem ou estraguem, especialmente se guardados fora da geladeira. O freezer é um excelente aliado para conservar um pão, já que é muito prático tirar uma ou duas fatias e descongelar diretamente na torradeira (ou até na airfryer). A dica aqui é congelar já em fatias!
Massas em geral
Nossa massa básica para quiche é um preparo coringa para ter no freezer. Eu gosto inclusive de deixar uma aberta na forma. Sai do freezer e vai direto para o forno preaquecido para pré assar enquanto preparo o recheio. Massa para alfajores, gosto de congelar já cortada em discos. Em 10-12 minutos de forno elas estão perfeitas. Massa folhada para fazer galette. As massas muitas vezes são os preparos mais demorados de uma receita. Se você já começa com esse passo adiantado, agiliza todo o processo!
Refeição completa
Ter uma lasanha congelada no freezer é receber um abraço do seu ‘eu do passado’. Gosto inclusive de assar a lasanha, cortar e congelar em recipientes com porções individuais. Assim é fácil utilizar uma única porção sem precisar descongelar a travessa inteira. Recentemente descongelei uma porção e servi uma parte para o David jantar e coloquei a outra parte na marmita da lancheira dele para o almoço na escola no dia seguinte. Um preparo que resolveu duas refeições. Tem como não amar?
Frango empanado para ir direto para ayrfryer (ou peixe, ou milanesas se você tiver acesso).
Frango empanado industrializado que não é um ultraprocessado. Veja bem, não estamos falando de nuggets, estamos falando de pedaços de frango empanado. Faz um grande sucesso com crianças e adultos. Quando morávamos em Londres eu costumava comprar com frequência peixe empanado. David é um grande fã de fish fingers e enaltecia muito esse preparo que eu lançava quando queria uma refeição extremamente prática.
ATENÇÃO: é sempre importante ler o rótulo e avaliar a lista de ingredientes quando compramos produtos industrializados. Uma informação que gosto de analisar nesses preparos é a porcentagem de peixe/frango em relação ao empanado. Algumas marcas tem uma composição quase maior de casquinha crocante do que de proteína no interior do empanado.
Não tão usual
Nozes, amêndoas e oleaginosas em geral. Farinha panko, farinha de amêndoas e frutos secos como tâmaras e damascos. Erva mate e até chocolate granulado para decoração de docinhos, especialmente se você morar em lugares quentes (eu me lembro que até em Brasília os granulados na despensa quase derretiam). Esses produtos não formam blocos quando armazenados no congelador. Facilmente conseguimos retirar somente a porção necessária e ainda garantimos maior frescor e durabilidade para os produtos. É uma ótima alternativa para aproveitar aquela promoção, comprar em maior quantidade e garantir a conservação adequada. #mesigam para mais dicas de economia doméstica. 🤣 O mesmo vale para manteiga! Quando eu fazia produção de comida para vender sempre aproveitava a promoção de manteiga e guardava no freezer!
Frutas congeladas
Frutas vermelhas, banana ou na verdade qualquer fruta que você tenha comprado e que por acaso está ficando esquecida na fruteira podem ganhar uma sobrevida no congelador. É triste demais desperdiçar comida. Se você não vai consumir as frutas que estão na sua casa antes que elas estraguem, congele! Pode até ocorrer uma mudança de textura e nesse caso a sugestão é preparar uma vitamina, que fica com uma textura ainda mais incrível com frutas congeladas. Banana congelada com cacau e whey é um delicioso pós treino, tem textura de sorvete e é sucesso absoluto aqui em casa. Não existe a menor possibilidade de uma banana ir para o lixo, sempre que já estão "passando” elas são fatiadas e vão para o congelador.

Lanchinhos
Pão de queijo, dadinho de tapioca, scones e cookies eu gosto de congelar crus. Eles vão direto do freezer para o forno/arifryer. Muffins e bolinhos em geral vão para o freezer já assados e podem descongelar na geladeira ou na bancada, por exemplo. Entram na lancheira ainda congelados e descongelam até a hora do lanche. Aproveito sempre para dobrar a receita de panqueca que faço na máquina de waffle e congelo pronta, para descongelar direto na airfryer, ficam crocantes e ninguém diz que não foram feitas na hora. Vale também para fatias de bolo!
B•A•Básicos
Cubinhos de caldo naturalérrimo, alho triturado, feijão e quinoa cozidos são alguns itens que eu nem deixo acabar antes de repor o estoque. Acho que não é nem necessário mencionar que ninguém tem tempo para cozinhar feijão fresquinho todos os dias. O mesmo para qualquer leguminosa que precise ficar de molho para facilitar a digestão. Não precisar descascar alho cada vez que você for preparar arroz é a garantia de sempre ter um arroz bem temperadinho e super saboroso.
Sobrou? Guarda no freezer!
Sobrou suco de laranja? Congele em forminhas de gelo e utilize para fazer mimosas, por exemplo. Sobrou molho de tomate? Congele para aproveitar em uma receita do futuro: adicione no picadinho, na shakshuka. Fez um bolo em plena terça-feira e quer que ele esteja fresquinho para o fim de semana? Guarde no freezer e descongele no sábado! Eu ainda aproveito as sobras que não são suficientes para uma refeição da família para congelar em forminhas de gelo, garantindo assim opções para as marmitas que mando para David almoçar na escola. Não tem porque ter desperdício!
Vegetais
Espinafre, milho, ervilha são alguns exemplos de vegetais que sempre tenho no freezer. É sempre bom lembrar que vegetais congelados são vegetais frescos que foram congelados. Não tem porque achar que eles não são bons o suficiente. O congelamento é um excelente método de conservação e não existe perda significativa de nutrientes com o congelamento. Entre se alimentar com um ultraprocessado e utilizar vegetais congelados, os vegetais são uma opção muito mais saudável.
Utilizar o freezer de forma inteligente é garantir comida de qualidade com praticidade. Otimize seu tempo e aproveite para cozinhar porções maiores e congelar o excedente. E não deixe que o mito da perda de nutrientes afaste você de se alimentar de forma nutritiva e descomplicada.
Aproveito para compartilhar o último vídeo de Tour do Freezer que gravei para mostrar justamente muitos desses clássicos aqui mencionados.
Minha sogra gosta de guardar o rolo de plástico filme no freezer porque segundo ela é a forma mais fácil de encontrar a pontinha para puxar. Eu não tenho esse hábito na minha casa, mas mas alguém faz como a minha sogra?
Não é de hoje que falamos sobre a otimização desse recurso. Essa serie tem quatro edições anteriores recheadas de conteúdos preciosos, tal qual um freezer abastecido deve ser. Tem edições com PDFs de receitas que comprovadamente congelam/descongelam bem e outras dicas que podem ajudar você a explorar todo o potencial do seu freezer. Clique no link a seguir para acessar o conteúdo TOUR DO FREEZER.
💭 Agora é sua vez de contar para nós o que é que você guarda no seu freezer!
Um beijo!
Luisa
Eu sempre falo que a chave do sucesso é a rotatividade, então funciona também com freezer pequeno. Porém, mais espaço é realmente muito mais fácil!!! Eu sou acostumadíssima com o freezer, especialmente para todas as coisas aleatórias que gosto de guardar no freezer! Lu
Tenho diabetes e organizar o meu freezer foi essencial para garantir as minhas refeições em momentos de correria. Faço dessa forma, congelando o que sobrou, fazendo a mais para congelar, e sempre com legumes congelados, assim sempre tenho algo pronto. Marmitinhas prontas não funcionam para mim, mas dessa forma funciona demais.