Vegetais Protagonistas #02
Uma série pensada justamente para enaltecer os vegetais e ampliar o repertório de receitas deliciosas e sugestões de preparos que provam que os vegetais podem brilhar na mesa!
[PV] Nessa altura do campeonato (e da vida!), sabemos — e vocês também sabem — que vegetais são MUITO importantes. Mas e aí? Vocês estão em dia com essa cota?
Vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas, minerais, compostos bioativos e fibras —essenciais para a manutenção do nosso peso.
Eu os considero mágicos! Ajudam na digestão, nos deixam saciados, reduzem o colesterol e auxiliam no controle glicêmico. Fico feliz da vida comendo meus vegetais, que em um dia podem estar em uma receita básica e, no outro, em algo "Ottolenghi inspired".
Hoje, dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, nossa news traz receitas que colocam os vegetais como protagonistas, com uma “cara de restaurante” para sair da mesmice. Nada de brócolis no vapor sem graça e sem sal. Por sinal, viram nossa Salada de Brócolis Express? SURPREENDENTE! Ela ainda chegou com a polêmica das passas antes de dezembro. kkkk
Brincadeiras à parte, o diabetes tipo 2 é uma doença adquirida pelo estilo de vida, que muitas vezes os sinais são ignorados. Até seu médico pode dizer que a glicose elevada pode ser tratada com um “remedinho”… Eu fico chocada com essa abordagem em pleno 2024!
A glicose elevada já é um sinal de alerta! É como se você estivesse operando “cheque especial” no seu metabolismo glicêmico. Se o estilo de vida e a alimentação não mudarem, as coisas não vão melhorar. É raro, mas acontece muito! Atendi um paciente na semana passada, advogado, 47 anos, sem sobrepeso, com glicose e insulina elevadas, tomando remédio e o médico disse que estava "tudo certo” e que ele estava excelente! Vida que segue, mas a que custo? Qual será o próximo remédio a ser incorporado na próxima consulta?
A boa notícia é que a resposta do seu organismo pode ser maravilhosa com mudanças no estilo de vida, exercícios e alimentação. Incorporar mais vegetais na rotina é uma verdadeira mágica!
O diabetes tipo 2 pode ser reversível em algumas situações. A doença não tem cura, mas é possível controlar os níveis de açúcar no sangue e mantê-los em níveis normais. A probabilidade de remissão — termo médico que significa que os sinais e sintomas de uma doença estão reduzidos ou ausentes — aumenta com a perda de peso e a manutenção do peso perdido. Pessoas com diagnóstico recente de diabetes tipo 2, que o diagnóstico tenha menos de 6 a 8 anos, têm uma elevada probabilidade de remissão se seguirem um programa de perda e manutenção de peso.
Já falamos também nessa news aqui sobre a densidade calórica dos alimentos que é a relação das calorias que o alimento fornece com o volume do mesmo. Diferentes alimentos com a mesma quantidade de calorias terão mais ou menos volume. E nesse quesito os vegetais BRILHAM!